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quinta-feira, 12 de junho de 2014

Linha do Tempo da EAD no Brasil



Mais de 100 anos de Ensino a Distância no Brasil

1900 – EAD tem início com cursos de datilografia, via correio.
1904 – Escola dos Estados Unidos inaugura filial no Brasil, ministrando cursos de qualificação de profissionais para comércio e prestação de serviços.
1923 – Teve início a utilização do rádio para fins educativos. Em maio, o fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, Edgard Roquette Pinto, definia-a como “a escola dos que não sabem ler”, mas seus programas eram cultos e realizados por agremiações literárias. No mesmo ano, em novembro, foi criada em São Paulo, a Rádio Educadora Paulista, e como a rádio carioca, tinha o objetivo de instruir e difundir cultura.
1937 – Roquette Pinto doa sua Rádio Sociedade ao então Ministro da Educação e Saúde. Iniciava-se a Rádio MEC, que em sua programação oferecia aulas de esperanto, história, inglês, italiano, português, francês, história natural, física e química.
1939 – É inaugurada, em São Paulo, a primeira escola de EAD do Brasil: o Instituto Monitor. Neste ano, a Escola de Guerra Naval ofereceu o primeiro preparatório à distância para o Curso do Comando.  Ainda neste ano, Getúlio Vargas, então Presidente da República, assinou o Decreto 5.077, cujo artigo 7º determinava que o rádio levasse a regiões afastadas, cursos práticos ao alcance popular sobre diversos assuntos, de pecuária a odontologia.
1941 – O Instituto Universal Brasileiro publica os primeiros cursos de profissionalização e qualificação para o setor industrial e de serviços.
1943 – A Voz da Profecia foi o primeiro programa de rádio, produzido pela Igreja Adventista do 7º Dia, que ministrava cursos bíblicos. 
1947 – O SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o SESC (Serviço Social do Comércio), ambos de São Paulo, criaram a Universidade do Ar, cujo primeiro curso foi o de comercial radiofônico.
1955 – Foi publicado o primeiro livro sobre ensino a distância no Brasil: “A Educação e o Treinamento por Correspondência: Histórico e Potencialidades” de Antônio Fonseca Pimentel.
1957 – Foi criado o Sirema (Sistema Rádio-Educativo Nacional), anexo a Ceaa (Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos)
1961 - O MEB (Movimento de Educação de Base) foi criado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos no Brasil), com apoio do governo federal, se propunha a ministrar cursos de alfabetização e educação de base, a partir de emissoras de rádio católicas.
1963 – Inaugurada a primeira Rádio Universitária do país: A Rádio universitária do Recife. Ainda em 1963, oficiais do exército realizam um preparatório a distância para curso de aperfeiçoamento.
1967 – Comunicação e tele-aulas via satélite: o Saci (Sistema Avançado de Telecomunicação Interdisciplinares) estabelecia um sistema de tele-educação por satélite. Ainda em 1967, é constituída em São Paulo, a Fundação Padre Anchieta, com objetivo de oferecer atividades culturais e educativas por meio do rádio e da televisão. As transmissões foram ao ar em 1969 e atualmente, a Fundação é mantenedora da TV Cultura. Ainda neste ano, a Feplam (Fundação Educacional Padre Landell de Moura), instituição sem fins lucrativos, promovia a educação de adultos à distância no Rio Grande do Sul.
1968 – A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) criou a primeira TV universitária do país: a TVU.
1969 – Rádio Educativa do Maranhão entra em funcionamento.
1970 – Em 1º de setembro, o MEC passou a transmitir as aulas da Feplam (Fundação Educacional Padre Landell de Moura) e pela Fundação Padre Anchieta, via rádio, para educação básica de adultos.
1971 – Sancionada a Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692, que regia a educação no país, e autorizou o funcionamento de cursos supletivos a distância. Ainda em 1971, é fundada a ABT – (Associação Brasileira de Tele-Educação), em São Luís (MA).
1972 – O Prontel (Programa Nacional de Telecomunicação) integrava as atividades didáticas realizadas pelo rádio, pela televisão, ou por outros meios de comunicação, em consonância com política nacional de educação. Ainda neste ano, experimento educacional é realizado no Rio Grande do Norte: o Exern.
1973-74 – O Projeto Saci (Sistema Avançado de Telecomunicação Interdisciplinares) lançou o curso supletivo “João da Silva” em formato de telenovela, para ensino das quatro séries iniciais do ensino fundamental.
1976 – O Senac oferecia 40 cursos de qualificação profissional, principalmente por correspondência, mas a iniciativa teve experiência com rádio e TV.
1978 – E criado o programa de TV Tele-curso de 2º grau, iniciativa da Fundação Roberto Marinho e a TV Cultura de São Paulo, apoiados com fascículos impressos. Tinha por objetivo preparar estudantes para o exame supletivo de 2º grau. Ainda em 1978, a Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa, do Ministério da Educação deu continuidade ao Curso Supletivo “João da Silva”, pelo “Projeto Conquista”, telenovela para alunos das últimas séries do ensino fundamental. Ainda neste ano, o Programa Educacional da Sociedade Israelita Brasileira oferecia cursos de qualificação profissional, com apoio do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho.
1979 – A Universidade de Brasília oferecida mais de 20 cursos de extensão à distância, seis dos deles trazidos por instituição inglesa The Open University, como do de Introdução à Ciência Política. Ainda neste ano, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) implantou o Posgrad, um programa de pós graduação, tutorial à distância, para formar docentes universitários do interior do país.
1980 – Foi criado Centro Internacional de Estudos Regulares, com o objetivo de permitir que crianças, cujas famílias se mudassem temporariamente para o exterior, continuassem a estudar pelo sistema educacional brasileiro. O Centro atendia toda a educação básica e existe até hoje.
1981 – Foi criado o Programa de TV Tele-curso de 1º Grau para preparar estudantes para cursos supletivos. Tal qual o de 2º grau era apoiado por fascículos impressos e eram produzido pela TV Cultura de São Paulo e pela Fundação Roberto Marinho.
1983 – O Projeto Ipê foi criado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e pela Fundação Padre Anchieta e oferecia cursos para o magistério de 1º e 2º graus (ensino fundamental e médio) e utilizava multimeios.
1985 – O Projeto Logos visava formar professores leigos, ou seja, docentes sem formação para lecionar, habilitando os profissionais no curso de magistério, sem afastá-los da sala de aula.
1988 – Verso e Reverso era um programa da TV manchete que tinha o objetivo de formar docentes da educação básica de jovens e adultos.
1992 – A UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) em parceria com a Unemat (Universidade Estadual do Mato Grosso) e a Secretaria Estadual de Educação e apoio da Tele-Université do Quebe (Canadá) criaram um projeto de licenciatura plena na educação básica, utilizando o ensino à distância. O curso teve início em 1995. Ainda em 1992, foi criada a Lei 403/92. Primeira iniciativa pública de ensino superior por EAD. São ofertados cursos de licenciatura, bacharelado, tecnólogo e especialização.
1993 – Governo lança Sistema Nacional de Educação a Distância, que serviria de apoio à execução dos objetivos do Plano Decenal de Educação para Todos, aplicando os recursos das comunicações, telecomunicações e de informática no sistema educacional brasileiro. Ainda em 1993, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) do Rio de Janeiro iniciou suas atividades a distância com os cursos “Noções Básicas de Qualidade Total” e “Elaboração de Material Didático Impresso”, com material impresso e encontros presenciais.
1995 – Foram extintos os Telecursos de 1º e 2º graus e criado pela Fundação Roberto Marinhos e pela Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) o Telecurso 2000, preparatório para exames supletivos. Ainda em 1995, é criado pelo Ministério da Educação a Secretaria de Educação a Distância. Uma das primeiras ações da Secretaria foi a estreia do canal TV Escola e a apresentação de documentário-base do Programa “Informática na Educação”.
2006 – O Ministério da Educação lança a Universidade Aberta do Brasil. Com o Projeto, instituições públicas de ensino superior ofereceriam cursos de graduação a distância, com prioridade para formação de professores.
2007 – Ministério da Educação elaborava uma nova proposta de EAD para ensino médio. A Rede E-Tec Brasil foi o projeto criado para oferecer cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, Distrito Federal, Estados e Municípios.
2008 – A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) foi criada pelo Decreto nº 53.536 e tinha como foco principal a expansão do ensino superior no Estado, com ampliação do número e da abrangência geográfica das vagas ofertadas.
2009 – A Univesp ganha um canal de TV. Aulas de História, Ciências e Inglês eram transmitidas em canal digital da programação da TV Cultura / SP. As aulas passaram a estar disponíveis também na internet.
2011 – A UAB (Universidade Aberta do Brasil) oferece Mestrado. O primeiro curso era o Profmat (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), voltado para formação de docentes de Matemática da escola básica.
A EaD caracteriza-se pela comunicação de múltiplas vias, suas possibilidades ampliaram-se em meio às mudanças tecnológicas como uma modalidade alternativa para superar limites de tempo e espaço. Seus referenciais são fundamentados nos quatro pilares da Educação do Século XXI publicados pela UNESCO, que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
Assim, a Educação deixa de ser concebida como mera transferência de informações e passa a ser norteada pela contextualização de conhecimentos úteis ao aluno. Na educação a distância, o aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo, de forma a participar da disciplina.

 
Este vídeo está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=4El7MKxUp1g.



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